A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou nesta quarta-feira (12/12), na tribuna da Casa, a direção, os professores, os servidores e os alunos da UFRB pela conquista, pelo segundo ano consecutivo, da Nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação. “Parabenizo a comunidade acadêmica da UFRB pelo êxito alcançado e desejo pleno sucesso a esta importante instituição de ensino superior”, disse.

A deputada afirmou que o resultado alcançado pela UFRB é prova inconteste do acerto da política de descentralização da educação superior pública levado a cabo pelos governos Lula e Dilma. “Fazer uma universidade com somente sete anos de idade se transformar numa das mais bem avaliadas do Brasil é, sem dúvida, um feito. A UFRB é uma experiência vitoriosa”.

A UFRB foi a primeira universidade implantada integralmente no interior da Bahia, e chegou a ser classificada por um repórter da revista Veja como “um elefante branco no meio do Sertão”. Para Alice esta classificação, “além de desrespeitosa e ignorante, típica de uma publicação que não tem a mínima responsabilidade com o que publica senão o objetivo cego de atacar os governos Lula e Dilma, desmoraliza-se por completo com os resultados alcançados pela UFRB”.

Alice destaca também que a UFRB vem se consolidando de maneira “ordenada e democrática, respeitando as vocações e necessidades regionais e buscando parcerias com os diversos municípios, de forma a ampliar suas potencialidades e integrar-se no cotidiano do Recôncavo”.

Em defesa da educação pública

Durante o discurso a deputada federal Alice Portugal, eleita pelo estado da Bahia por três legislaturas consecutivas, relembrou a atuação dedicada por uma educação pública e de qualidade. Alice integra, como titular desde 2003, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, onde foi partícipe de importantes lutas e conquistas de nosso povo e parceira dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma na implementação de suas políticas de expansão do ensino superior público.

“Participei de todos os debates que antecederam a criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e, ao lado de outros parlamentares baianos, conseguimos imprimir celeridade na tramitação do projeto de lei que criou esta instituição federal de educação superior e que hoje é orgulho de nosso povo pela excelência do ensino que oferece”, concluiu.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!