Sempre acompanhada de professor Batata – candidato a vereador, porta-voz do PCdoB em Conceição do Almeida há muitos anos e seu coordenador de campanha na cidade – a deputada discursou ao lado do prefeito que tenta a reeleição, Adailton Campos Sobral (PDT), conhecido como Ito de Bega, e do candidato a vice-prefeito, Auciclei Costa Rodrigues, o Auci (PTB).
Alice conclamou a população almeidense a votar pela continuidade das mudanças promovidas pelos governos progressistas do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner. “Companheiros e companheiras, estamos construindo um Brasil novo e essa independência tem de ser pavimentada no dia-a-dia. Nossas cidades foram massacradas pelas elites, por sobrenomes tradicionais”, disse.
Uma das principais articuladoras da expansão dos ensinos superior e tecnológico na Bahia, a deputada lembrou que, por 60 anos, a Bahia contou apenas com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), como instituição de ensino superior federal. Alice destacou a necessidade de Conceição do Almeida abrigar uma unidade da Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifet) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a fim de evitar o êxodo das famílias para a capital. “É necessário que essa região tenha um núcleo da escola técnica e uma unidade da UFRB. É necessário lutar para que as famílias sejam felizes aqui no seu lugar, que aqui construam o seu futuro.”
A deputada apontou como segunda tarefa prioritária em Conceição do Almeida a ampliação do galpão da fábrica de calçados. “Nós sabemos que o desemprego é ainda o grande problema do Brasil, porque ficamos muito tempo sem desenvolvimento, sem políticas públicas, com o povo sem ter acesso a educação profissionalizante”, disse. Dirigindo-se ao candidato Ito de Bega, conclui a sua fala: “O PCdoB, o meu partido e do Batata, nós estamos com você para o que der e vier e vamos, em 7 de outubro, reafirmar a independência.”