Estiverem presentes no encontro a  deputada federal Alice Portugal (PCdoB), a senadora Lídice da Mata (PSB), a deputada estadual Maria del Carmen (PT) e a secretária de Política para Mulheres da Bahia, Lúcia Barbosa, além de candidatas à Câmara Municipal  dos 15 partidos que integram a coligação Todos Juntos por Salvador.

Fotos: www.soupelegrino13.com.brEm seu discurso, Alice Portugal rememorou a trajetória política de Pelegrino, dando ênfase à sua atuação sempre firme em defesa dos direitos das mulheres. "Pela sua formação, Pelegrino tem a sensibilidade necessária para entender o papel da mulher na sociedade. Fomos deputados juntos e ele votou ao meu lado pela Lei Maria da Penha", garantiu a deputada, lembrando que o candidato foi presidente da antiga Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia. "Ele jamais se furtou, jamais colocou em dúvida  a situação de discriminação da mulher. Nós tínhamos esse grito preso, mas agora  é chegada a hora de um homem da luta ser prefeito da nossa cidade", disse Alice, afirmando que o candidato reúne todas as condições para dar continuidade ao trabalho começado por Lula e tocado por Dilma. "Além dessa marca, queremos a marca do batom das mulheres que lutam pela igualdade nessa cidade", finalizou.

A senadora Lídice da Mata registrou que a "fina flor do movimento de mulheres da Bahia" estava presente no salão. Como Alice Portugal,  a senadora  reafirmou o comprometimento de Pelgrino com a promoção da igualdade de gênero. "Nelson é nosso irmão no combate à violência que se abate sobre a mulher", disse, alertando que, para que se concretizem as políticas, é necessário ter orçamento. "Nós queremos discutir a participação das mulheres no orçamento", reivindicou e garantiu que "nós vamos fazer dessa cidade uma nação dirigida por um homem feminino que vai ter a mão leve do poder democrático."

Olívia Santana lembrou que, em 1932, a mulher conquistou o direito de votar, mas ainda é preciso mais. "Agora nós queremos ser votadas e ser eleitas". A candidata comemorou a ampliação da participação da mulher na política. "A nossa vida é de luta, mas é tempo de celebrar:  o TRE  está indo para cima na cobrança ao respeito das cotas de candidaturas para mulheres. Partido que não tiver 30% de candidatas terá de reduzir o número de candidatos". Olívia destacou que o PCdoB é representado "por uma bancada 100% feminina na Câmara de Salvador."

"Nosso projeto é um só, é um projeto de sonho, é um projeto de vida por uma sociedade onde homens e mulheres sejam iguais. Nosso sonho é fazer de Salvador uma cidade para mulheres", disse Nelson Pelegrino, comprometendo-se com as mulheres soteropoilitanas a cumprir rigorosamente os pontos do programa. Companheiro de Alice Portugal desde os tempos de militância estudantil, o candidato arrancou risadas da plateia ao lembrar que, nessa época,  ele era chamado de  "Papa-Greve" e a sua colega de parlamento era conhecida como  "Alice Passeata". Pelegrino animou a militância ao apresentar os dados de pesquisa recente que aponta que, em oito dias de programa eleitoral gratuito, a coligação Todos Juntos por Salvador cresceu 11 pontos, enquanto que o candidato do DEM caiu 6 pontos. "Por essa pesquisa, a eleição já está no segundo turno", apostou.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!