Além de amigos e militantes, compareceram ao evento o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, a secretária estadual de mulheres do PCdo B, deputada federal Alice Portugal, o presidente municipal do partido Geraldo Galindo, o deputado estadual Álvaro Gomes e a candidata a vice-prefeita pela coligação “Todos juntos por Salvador” , Olívia Santana.
Javier afirmou que “Salvador está maltratada pela incompetência, descompromisso e interesses que orientam as negociatas na prefeitura”. Autor da Lei de Incentivo à Cultura que leva o seu nome, lamentou a ausência de políticas culturais na cidade, afirmando que o encontro entre amigos acontecia, “num lugar que é a cara de Salvador, na Prainha dos livros de Jorge Amado.”
Amiga de Javier desde os tempos de militância estudantil – o candidato foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) -, Alice Portugal rememorou o currículo do “parceiro de lutas”, que já cumpriu quatro mandatos como vereador e foi deputado estadual por duas vezes . “Salvador, de fato, precisa do reforço de Javier, que tem o que dizer. A cidade precisa retomar a sua vocação pelas artes", afirmou. "Numa atitude de absoluto compromisso, Javier assume ser vereador para qualificar a Câmara. O PCdoB precisa, e Salvador também, eleger Javier vereador”, concluiu.