Entre os “cabeças” do Congresso, apenas sete são baianos. Foram indicados os deputados Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos do PCdoB, Amauri Teixeira (PT), Jutahy Júnior (PSDB), os prefeituráveis Nelson Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM),  e o senador petista Walter Pinheiro.

Alice Portugal, única mulher, entre os sete baianos listados pelo DIAP.O Diap classifica os “100 Cabeças” em cinco categorias: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião. A metodologia utilizada para composição da lista levou em conta aspectos institucionais, a reputação que o parlamentar tem entre seus pares e a sua capacidade de conduzir processos e influenciar decisões. A avaliação considerou o período de fevereiro a julho de 2012.

Em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Alice Portugal foi incluída na lista pela sua característica de debatedora.  “Um mandato é uma construção individual e coletiva. É um estímulo ter o meu nome mais uma vez na lista do Diap. É um reconhecimento da minha atuação parlamentar, em nome do PCdoB, em defesa de questões cruciais para o País”, comemorou a deputada.

A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso, apenas 9% figuram na tradicional lista do Diap.

 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!