Os profissionais buscam o apoio da deputada para a aprovação da jornada de 30 horas para enfermeiros e enfermeiras: PL 2295/00. A categoria e a deputada prometem retomar com força a batalha pela redução da jornada, que já se arrasta há três anos no Congresso Nacional e é objeto de luta do Fórum Nacional 30 horas já.
De imediato, Alice requereu audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir a pauta. A deputada esclareceu que há uma procrastinação para a votação da matéria, por conta da ingerência do setor privado no Congresso Nacional. "Há anos tenta-se aprovar este projeto, é um PL que vem sofrendo a oposição de parte do setor privado, que teme prejuízos. A jornada de 30 horas semanais é condição necessária para uma assistência de enfermagem segura, de qualidade humana e digna”, pontuou.
A profissão de enfermagem é exercida por mais de um milhão de trabalhadores no País. Alice destacou que a jornada contínua de 30 horas, é recomendada pela OMS, que considera que a redução da carga horária terá como efeito imediato a melhoria da assistência ao paciente, uma vez que os enfermeiros trabalham sobre constante estresse e com sobrecarga de trabalho.