Deputado Delegado Éder Mauro faz gestos que remetem ao porte de uma arma

Depois da forte resistência dos deputados de Oposição, a reunião da Comissão Especial que analisa o chamado “Escola Sem Partido” foi adiada mais uma vez. A reunião foi marcada por incitação à violência por parte dos adeptos ao projeto e por autoritarismo pela presidência do Colegiado. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), que se destacou no enfrentamento contra a matéria, foi interrompida por diversas vezes e teve seu microfone desligado em alguns momentos.

Fazendo gestos que remetem ao porte de uma arma, o deputado federal Delegado Éder Mauro (PSD/PA) ameaçou um professor o chamando de bandido durante a sessão. Além disso, ele interrompeu a fala da deputada Alice, chegando a recomendar um remédio para a parlamentar se “acalmar”. “Tenha calma, deputado. O senhor tem que aceitar que o povo me pôs aqui e tem que calar-se e ouvir”, rebateu Alice.

Alice Portugal entrega decreto do governador Flávio Dino ao presidente da Comissão da Escola Sem Partido

São sete projetos que tratam do “Escola Sem Partido”. Todos inviabilizam a liberdade do professor exercer o magistério na forma da lei. As matérias ainda pretendem cercear temas socialmente relevantes para o enfrentamento de preconceitos e discriminações e de valorização de diversidades nas salas de aula. Se a Câmara e o Senado aprovarem as propostas, iremos retroceder na conquista de uma educação pública laica e democrática. Os apoiadores do projeto querem na verdade a ausência de pensamento crítico nas escolas e faculdades, lugares onde o debate de ideias precisa acontecer.

“Estamos forçando a retirada deste projeto absurdo. Iremos continuar a mobilização para barrar de uma vez este afronte ao direito constitucional da liberdade de expressão e de cátedra. Queremos liberdade nas escolas e não censura e fundamentalismo. Estamos obstinados para fazer valer a nossa Constituição Federal”, finalizou a deputada. Os trabalhos da comissão serão retomados na semana que vem.

Confira momento no qual a deputada Alice enfrenta um adepto ao Escola Sem Partido:

Pin It on Pinterest

Compartilhe!