Lideranças políticas e de movimentos sociais dos mais diversos setores participaram da Assembleia Mundial em Defesa das Democracias, realizada nesta quinta-feira (15), em Salvador, como parte das atividades do Fórum Social Mundial 2018. O ato contou com a presença do ex-presidente Lula e da pré-candidata pelo PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) participou deste importante momento, ao lado das secretárias Olívia Santana e Julieta Palmeira e dos companheiros de partido.

“Esse é um ato em defesa de uma eleição livre e justa. O nosso lado da história é o que acredita que a justiça passa pela democracia, pela soberania da escolha feita pelo povo brasileiro através do voto. A esquerda do Brasil lutará unida”, destacou Alice.

No seu discurso, Manuela D’Ávila falou sobre a execução da vereadora Marielle Franco e defendeu eleições livres. “A noite de hoje é de reflexão. E devemos continuar fazendo aquilo que a Marielle fez durante a sua vida, lutando e denunciando os arbítrios. Devemos transformar o luto em luta pela democracia. Nós, 17 anos depois daquele primeiro Fórum Social Mundial, somos aqueles que acreditamos, trabalhamos e lutamos todos os dias para que o Brasil e o nosso continente voltem a respirar os ares de democracia. Esse não é um ato eleitoral, mas é um ato para defender que o Brasil tenha eleições livres e para que o nosso povo possa fazer as suas escolhas”, disse.

Lula falou da felicidade de ter jovens como Manuela na disputa eleitoral de 2018. “Estamos em um processo de disputa eleitoral e eu quero dizer que sinto muito orgulho de fazer campanha com você [Manuela]. É um orgulho e pode ficar certa que, da minha parte, você será tratada como se fosse minha candidata”, disse.

Ele lembrou da necessidade de lutar por um mundo melhor. “A Manuela já não briga mais só por ela porque colocou uma grandeza [a filha Laura] no mundo e ela tem que lutar para que esta menina viva em um mundo melhor do que os pais dela vivem. Eu tenho que deixar para os meus netos um mundo melhor. Não é aceitável que uma criança vá dormir sem tomar um copo de leite em um país tão rico”, enfatizou.

O governador Rui da Costa destacou a importância de acabar o sistema escravocrata e possibilitar dignidade para as pessoas. “Lutar pela democracia no Brasil e no mundo significa lutar para acabar com essa herança escravocrata que persiste no Brasil e no mundo inteiro. Significa lutar para que as mulheres, negras, o povo das favelas e das encostas sejam tratados com dignidade.”

Presente no ato, o ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que sofreu um golpe de estado dos militares apoiados pelos Estados Unidos, e foi deposto do cargo em 2009, falou das ameaças às democracias. “A América Latina vive momentos difíceis em sua história. O povo está sendo massacrado duramente pelo fascismo.”

Homenagens à vereadora carioca Marielle Franco e manifestações de apoio ao ex-presidente Lula marcaram o ato.

Com informações do Portal Vermelho

Pin It on Pinterest

Compartilhe!