Uma tenda da participação e do controle social foi montada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) no Fórum Social Mundial 2018, evento que reúne 50 mil ativistas de 160 países para debater uma agenda de desenvolvimento solidário e resistência popular entre as nações. Uma das principais defensoras da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), a deputada Alice Portugal participou do debate “Democracia e Saúde como Direito” na manhã desta quarta (14/03), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Souza Santos, foram os convidados para o debate.

No evento, Alice destacou o importante papel do CNS na luta contra os ataques de Temer à saúde brasileira. “Quero parabenizar o CNS, seu presidente Ronald dos Santos, e todos os seus conselheiros e conselheiras que resistem ao desmonte do SUS por esse governo ilegítimo. Saudar Jandira que é a síntese de nós que resistimos naquele Congresso inóspito e o professor Boaventura que prega o direito do oprimido e dos mais pobres, trazendo para nós um cheiro de esperança em tempos de golpe. Temos que erguer a bandeira em defesa do SUS e contra todas as excentricidades deste governo que ataca os trabalhadores, a saúde pública e a soberania nacional”, afirmou a deputada, que é autora do Projeto de Lei N° 7121/2017, que busca proibir a autorização e o reconhecimento dos cursos de graduação da área da saúde que sejam ministrados na modalidade Educação a Distância (EaD).

Ronald dos Santos afirmou que a participação do controle social brasileiro no FSM 2018 é histórica. “Num momento de instabilidade no Brasil e em várias partes do mundo, com diversas ameaças à democracia e às políticas sociais, a pauta ‘Resistir para Transformar’ tem uma interface direta com a agenda da participação social e dos movimentos sociais”, afirmou.

Confira um trecho do discurso de Alice no evento:

Pin It on Pinterest

Compartilhe!