Homenageada por diversas vezes pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento das bibliotecas e da profissão de biblioteconomia, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) deixa sua homenagem neste dia a todos os bibliotecários e bibliotecárias.

A deputada foi uma das principais articuladoras da aprovação da Lei Nº 1.244/2010, que determina a criação e a manutenção de bibliotecas em todas as escolas, sejam estas de instituições públicas ou privadas, tendo no mínimo um título para cada aluno matriculado. A lei orienta também que as bibliotecas escolares deverão ficar a cargo de bacharéis em Biblioteconomia em no máximo 10 anos.
Alice também é autora da indicação de elevação da Biblioteca Pública da Bahia em Biblioteca Nacional. Salvador foi a primeira capital do Brasil, e todo o acervo histórico, cartográfico, político e social do primeiro período colonial, encontra-se nesta biblioteca, o que justifica esta mudança de padrão, igualando-a às similares das duas outras capitais.

Continuamos na luta pelo fortalecimento e valorização dessa importante categoria. Parabéns a todas e todos bibliotecários!

 

 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!